Menu fechado

Nossa Historia

Pequenas mãos (possivelmente de um adolescente) escrevem em Braille sobre uma folha branca

No final de 1983, eu e o Francisco Santana começamos um trabalho junto à uma entidade, visando promover atividades esportivas para pessoas com deficiência visual.

Pensávamos em fazer algo que atraísse o interesse de muitos, então procuramos a Secretaria Municipal de Esportes com objetivo de realizar algumas competições junto ao CI e foi assim que conhecemos o Steven. Ele nos procurou através da SME e, de imediato, comprou a Idéia.
Foi aí que encontramos os primeiros obstáculos: descobrimos que não tínhamos praticantes de esportes no meio das pessoas com deficiência visual em número suficiente para promover um evento daquele porte e introduzir o esporte em uma entidade que não tinha em seu estatuto esse objetivo.

Assim, em mais uma visita à SME, agora com a participação do Steven, surgiu a proposta de criar uma entidade voltada para a prática de esportes.
O Steven já tinha uma grande experiência trabalhando com cadeirantes, e não foi difícil dar o primeiro passo para o nascimento do Cadevi. Em 15 de fevereiro de 1984 foi lançada a semente. Conseguimos a simpatia de um bom grupo de amigos, e em pouco tempo éramos mais de 20 pessoas com o mesmo objetivo.

Nos reuníamos na casa do Chico e da Edna na Rua dos Patriotas, no Ipiranga, para a elaboração do estatuto. E lá ficou sendo o primeiro endereço para a sede do Cadevi.

Vencida a fase burocrática para dar vida à nova entidade, começamos a prática de esportes, utilizando as praças esportivas do município e do estado.
Não conseguimos que a realização daquele evento fosse tão grandiosa quanto queríamos, mas, como primeiro evento oficial, junto com a SME, realizamos um torneio de futsal com a participação de 4 equipes; e para coroar esse trabalho, ganhamos o primeiro título.

Em pouco tempo, tínhamos praticantes de natação, atletismo e futsal, e nos tornamos conhecidos nas competições nacionais que até então se concentravam nos estados da região sul do país.

Foi um começo difícil, sem recursos, mas, com muita vontade e trabalho para manter o Cadevi vivo.

Hoje, vendo a importância que o Cadevi tem na vida de muitos que por aqui passaram para todo tipo de atendimento, de acordo com sua necessidade, tenho certeza que valeu a pena tanto trabalho.

Tenho certeza também, que lá em um outro plano, o Chico e o Mauro estão aplaudindo esses 30 anos do Cadevi e a dedicação que todos vocês têm com esta casa.

João Batista Anadão

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support